segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O falar


Na nossa vida diária muitas vezes queremos que as pessoas nos compreendam, mas não sabemos usar os argumentos necessários; falamos o que vem na cabeça e algumas vezes estragamos aquilo que poderia dar certo, com apenas uma palavra.
E nos questionamos: o que falei de errado? Acabei estragando tudo!
A palavra tem poder, e tudo que falamos vão trazer efeitos para nossa vida, sejam positivos ou negativos.
Temos que tomar cuidado com o que falamos, pois tudo que falamos e fazemos retrata nossa personalidade.
Se falamos muita bobagem somos conhecidos como imaturos; se falamos negativamente como alguém de baixo astral; se somos fechados como pessoas tímidas, brincalhões como extrovertidas; sorridente como pessoas alegres e simpáticas.
Somente com uma palavra pronunciada e deixamos uma imagem de nosso caráter numa pessoa.
O que quero enfatizar é que a palavra tem poder. E independente de qualquer situação em que estamos vivendo, também podemos reverter qualquer situação através da palavra; apesar de termos acabado de ter dado uma mancada feia.

Podemos deixar uma boa imagem, se de imediato, com segurança usarmos os argumentos certos da palavra. Costumo dizer que o segredo de uma vida de sucesso é aprender argumentar. Agora isso tem que fazer parte da personalidade, se não vai aparentar falsidade de alguém que quer ganhar vantagem.
Quando se usa uma vez de uma argumentação, tem que ser sustentado sempre. A argumentação supera todo tipo de brigas, intrigas, desentendimentos.
Notemos que uma pessoa que tem grande poder de argumentação não fala em voz alta para superar a fala do outro, apenas usa a palavra para se defender. Enquanto a outra pessoa vai falando um monte de coisas, ela vai juntando todas as peças de argumentação para tudo que está sendo dito.
É importante apontar que o silencio também é um forte argumento quando não se sabe as palavras certas a serem pronunciadas.
Não somos obrigados a falar nada se não quisermos falar, e o silêncio é uma forma de respondermos o que as pessoas querem ouvir.
E se não sabemos o que falar é melhor nem falar, porque o estrago será feito; vamos acabar nos enrolando, e transmitindo insegurança.
Agora se existir casos em que temos que falar mesmo e não temos outra saída, então é melhor ser humilde e dizer que não sabemos da resposta.
Nesse caso temos que ser humildes e pedir a opinião do receptor. O que é fato, é que quanto mais nos mostrarmos pessoas seguras naquilo que falamos e pensamos, mais confiança vamos transmitir para as pessoas.
Vamos usar mais esse dom tão precioso que Deus nos Deu, que é o dom da palavra; e teremos muitas conquistas.
Lembrando que a palavra de Deus é nosso maior argumento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...